top of page

CORTE LASER X ESTILETE

  • Foto do escritor: Arte Fast
    Arte Fast
  • 14 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

Será que o estilete ou qualquer outra forma de corte manual pode ser melhor que o corte laser? Caso você pense assim, vamos explanar a questão que mostra as funções de um e de outro. Vejam a diferença:



Hoje o assunto é polêmico para algumas pessoas, mas explicaremos na sequencia qual seria melhor, o corte laser ou o corte com estilete.

Na realidade não existe melhor ou pior, o estilete é um processo manual e de longe deve deixar de ter o seu valor, pois o trabalho manual deve ser valorizado sim, ainda mais nos dias de hoje que há uma total falta de reconhecimento e respeito para qualquer tipo de trabalho. Falando assim, fica difícil de entender, mas vamos dar um exemplo para melhorar a compreensão. Então entenda: Hoje em dia todos nós temos um jeans em casa certo? Aposto que alguns que estão lendo aqui estão usando Jeans hoje. Não sei se sabem, mas em geral as peças de roupas em Jeans na grande maioria passam por alguns processos de corte laser, seja o corte das partes do tecido para a confecção da mesma, como também, a lavagem que perfaz o desenho do mesmo. Ou será que nunca se perguntou: como que algumas marcas conseguem fazer as lavagens todas iguais? Pois bem, isso é um processo laser que através de uma categoria de laser chamada de Galvo consegue replicar os mesmos desenhos igualmente e em uma velocidade absurda. Velocidade é de longe o primeiro ponto, pois hoje cada vez mais tudo fica muito rápido e digital e não seria diferente nesse tema. O mundo passa por contínuas transformações, principalmente, nas indústrias que em tempos atuais, enfrenta uma verdadeira revolução quanto às inovações necessárias para se atualizarem e competirem favoravelmente com o mercado. Podemos dizer, que os meios de produção que antes eram feitos por máquinas guiadas por seres humanos cada vez mais, são substituídas por máquinas autônomas não precisando mais da supervisão humana para funcionar. Daí vem como exemplo a valorização do serviço manual que se isso não fosse verdade, um alfaiate não cobraria os custos que valoriza a criação das peças de roupas confeccionadas sobre medida.

E nós da ARTE FAST, valorizamos o trabalho manual? Sim nós valorizamos, mas não é esta a questão. Na realidade todos os serviços realizados de maneira manual, para que estes obtenham sucesso diferentemente do corte laser, exige capacitação e habilidade afinada que nem todos que desejariam ter conseguem, nem que sejam muito esforçados. Então explico que, o corte laser existe para facilitar quem não possui a habilidade necessária e mais, que precisam ver com urgência o resultado do seu invento ou criação, que às vezes no conjunto da obra há peças iguais que precisam ser cortadas várias vezes em medidas repetidas. O corte laser também precisa de capacitação técnica e experiência no gerenciar as vias que levem os arquivos à produção, mas é a máquina que cumpre, de fato, com a resposta que se espera de um trabalho bem definido e com corte de peças de tamanhos precisos e em repetidas vezes, se for o caso. Os comandos informados para as máquinas de corte laser são precisos. A máquina trabalha bem do começo ao fim com eficiência, sem interrupções, sem testes ou provas e ainda podemos contar com a previsão do tempo estimado para o trabalho ficar pronto. É bem diferente do meu exemplo anterior cujo alfaiate precisa além de capacitação, habilidade e experiência, um tempo favorável para fazer manualmente duas, três ou quatro peças iguais. Rapidez e precisão são dois pontos fortes em qualquer confecção com o corte laser.

Conte conosco. Se Gostou do CONTEÚDO Curta nossas redes sociais.

@artefast


 
 
 

Comments


bottom of page