top of page

CONFERÊNCIA DE ESCALAS

  • Foto do escritor: Arte Fast
    Arte Fast
  • 14 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

Antes de começamos a falar de conferência, vamos à definição do que é escala e nada

mais é que, um fator que podemos diminuir ou aumentar por um número de vezes conhecido ou pré-determinado. Calma não entendeu vou explicar melhor:



Vamos começar pelas ESCALAS QUE DIMINUEM, exemplo:

1/100, 1/200, 1/300 e etc...

Vocês entendem que estas escalas são de divisão? Não se apeguem aos números e sim na ordem que estão escritos os números. O 1 está na frente da (/) e consequentemente é menor que o número que vem depois da (/) exemplo: (1/100, 1/200) isso significa que é uma conta de divisão. Vamos nomear assim a escala de 1/500.

(1) É o objeto em tamanho real sem distorção

(500) É o número da divisão que você quer, ou seja, ele será dividido em 500 vezes.

Exemplo: Temos uma parede de 10 metros de altura e queremos colocar na escala de 1/500.

Fazendo a operação temos que dividir assim:

10 metros ÷ 500 vezes = 0,02 metros

Repare que o resultado é em metros e aqui é que a maioria das pessoas confundem-se, pois ele está escrito em metros e a partir desse número deve-se multiplicar para se conseguir os centímetros ou em milímetros como é mais utilizado para maquetes e materiais para as mesmas.

Se você quer transformar 0,02 metros em centímetros ou milímetros temos que multiplicar pelos fatores e de novo entenda a sequencia de ZEROS e não os números em si.

0,02 metros x 100 (o número 100 está sendo usado porque a palavra centímetro vem de cento que significa 100 e porque precisamos de 2 ZEROS na operação para mudar a (,) de lugar e assim transformar.

0,02 x 100 = (2,0 centímetros)

Continuando o raciocínio se quisermos transformar em milímetros basta multiplicarmos por 1000. De início pode parecer estranho por que na realidade a (,) vai até desaparecer se você fizer o cálculo na calculadora, mas exemplificando, veja como fica:

0,02 x 1000 = (20 milímetros)

Entenderam a conversão de medida? Isso são apenas 3 das formas de escrever o mesmo resultado. A dica é sempre que se tome o cuidado com a unidade de medida que está usando para fazer as contas.




Agora ESCALAS QUE AUMENTAM, exemplo:

100/1, 200/1, 300/1 e etc...

Estas escalas que aumentam são pouco usadas na confecção de maquetes, mas a ideia é a mesma. Se o número da em frete da (/) agora é maior que o número que vem depois dela, isso significa uma multiplicação.

As escalas são nada mais nada menos que as principais operações matemáticas. Todas estas tem por sua vez, operações antônimas, como subtrair e somar, dividir e multiplicar.

Seguindo o mesmo conceito das escalas que diminuem, para aumentar as escalas usamos a operação contrária que é a multiplicação.

Exemplo: Temos a mesma parede com 1 metro de altura e queremos fazer uma ampliação para entender melhor os detalhes dela, então vamos calcular a parede para que fique 3 vezes maior, ou seja:

Vamos nomear assim a escala de 3/1 para ficar mais fácil

(3) É o número de vezes que você quer multiplicar o objeto, pois lembre o número que está antes da (/) é maior que o número que vem depois.

(1) É o valor em metro do objeto que você esta multiplicando

Fazendo a operação temos que multiplicar.

1 metro x 3 vezes = 3 metros Entenderam?

A escala nada mais é que contas básicas de multiplicação e divisão. Lógico que se houver o número (1) isoladamente antes ou depois da barra. Comento isso, pois se houver uma escala de 14/36, kkkkk para fazerem é mais complicado, pois neste caso mexeremos com frações e o raciocino é o mesmo, porém mais complexo e é matéria para um outro post caso se interessem.

Lembrete para que a maquete fique TOP

“Quanto maior a maquete mais detalhes devem ser representados ou ela parecerá simples demais”

“No oposto, muitos detalhes em uma maquete pequena, terá parecerá poluída confundindo a percepção”


Caso queiram ter uma tabela de referencia para saber se esta no caminho certo veja nosso vídeo no Youtube.

Se Gostou do CONTEÚDO Curta nossas redes sociais.


@artefast





 
 
 

Comments


bottom of page