top of page

VANTAGENS DO CORTE LASER.

  • Foto do escritor: Arte Fast
    Arte Fast
  • 19 de ago. de 2019
  • 5 min de leitura

Atualizado: 14 de abr. de 2020

Você já teve que fazer uma maquete para um projeto ou trabalho de faculdade? Então com certeza esse post é para você, pois convenhamos dá muito trabalho e às vezes até desgastes físicos para conseguir fazer um mundo em miniaturas se for feito a mão, não é mesmo?

te feita no #cortelaser em MDF para um trabalho de faculdade, projeto e montagem da #maquete feita pelo o aluno, #cortelaser feito pela #arte fast
Maquete feita por aluno da USJT de representação arquitetônica de (Bauhaus Dessau - Walter Gropius)

Contudo, o corte laser veio para ajudar a todos que precisam de cortes limpos e rápidos. Quais são as grandes vantagens do corte laser? Precisam de igualdade entre peças, detalhes pequenos e a maior vantagem é o prazo que está cada vez mais curto em nosso dia-a-dia. Todos que já passaram pela experiência de confeccionar maquetes com as próprias mãos na faculdade, escola ou no trabalho sabem bem como é difícil e temeroso esta empreitada. Além do tempo que precisamos dispensar para fazê-las a mão, é lógico que com a tecnologia de corte laser que está no mercado a pouco menos de 10 anos tem se difundido para nos beneficiar. Porém, esse ainda é um equipamento caro que tem seu uso industrial, entretanto pela sua precisão é possível fazer peças muito detalhadas e pequenas que para nós arquitetos é realmente ótimo, não só do ponto de vista de maquete que detalharei a seguir, como para as infinitas possibilidades, como: painéis, divisórias, mobiliários e arquitetura criativa e promocional.

O mais interessante do corte laser é que ele realmente tem se difundido muito rápido nos últimos anos, isso pelo fato de que a oferta é muito boa. Por outro lado nem tanto, pois os alunos não adquirem o conhecimento mais profundo no processo de desenho, sendo inclinado a usar essas máquinas. Por isso a equipe da ARTE FAST possui muitos destes conhecimentos e aprimoram cada vez mias com diversos cursos. Como curiosidade, recentemente, concluímos mais um específico para detalhes em corte laser. Na realidade, o corte laser é magnífico, pois levando em conta o público em geral de estudantes de arquitetura uma maquete detalhada é a realização de SONHO, que agora poderá se tornar realidade porque realmente os níveis de expressão física dos projetos melhoram consideravelmente.

Vamos elucidar uma situação de uma maquete acadêmica para entender melhor essa vantagem que no caso em si, trata-se de uma maquete estrutural e isso significa lajes, vigamento e pilares certo?

- Lajes

te feita no #cortelaser em MDF para um trabalho de faculdade, projeto e montagem da #maquete feita pelo o aluno, #cortelaser feito pela #arte fast
Maquete feita por aluno da USJT de representação arquitetônica de (Bauhaus Dessau - Walter Gropius)

A maioria dos prédios hoje em dia tem planta – tipo. Isso significa que a mesma laje vai do primeiro ao último andar. A vantagem de similaridade já se encaixa aqui, pois todas as lajes vão sair perfeitamente iguais. Imaginem quando fazíamos esses recortes à mão?

DICA: para se fazer maquetes estruturais é sempre melhor furar na laje as posições e os tamanhos dos pilares, pois os mesmos serão contínuos e o alinhamento do prédio ficará muito melhor do que se fizermos vários pedaços de pilares para serem colados um em cima do outro. Ou você consegue imaginar em fazer um furo quadrado de 2mm para passar o pilar no estilete? É uma tarefa quase impossível, já na máquina de corte laser é apenas mais um furo, sendo que a versatilidade é infinita porque os mesmos poderiam ser quadrados, elípticos, triangulares, sextavados ou até em formato estrela. A sua imaginação pode ser sem limite.

- Vigas

te feita no #cortelaser em MDF para um trabalho de faculdade, projeto e montagem da #maquete feita pelo o aluno, #cortelaser feito pela #arte fast
Maquete feita por aluno da USJT de representação arquitetônica

Agora vamos as vigas: Dependendo da escala escolhida da maquete vocês precisarão de vigas e isso e bem trabalhoso. Ter que filetar tiras intermináveis no estilete para colocar na maquete é algo desanimador, por isso, o corte laser mais uma vez veio para ajudar. Nós da ARTE FAST como bons arquitetos que somos temos a criatividade viva nas veias e não nos contentamos com “viguinhas” comuns. O ponto é que existem vários modelos de vigas: vigas tirantadas, vigas vagão e a famosa treliça que pode ser feita em peça única no corte laser e já sai pronto da máquina sem terem o trabalho de cortar, lixar e ainda montar. Realmente é um suporte muito bom mesmo e adianta muito a vida.


- Pilares

Maquete feita no #cortelaser em MDF para um trabalho de faculdade, projeto e montagem da #maquete feita pelo o aluno, #cortelaser feito pela #arte fast
Maquete feita por aluno da USJT de representação arquitetônica de (Casa del Fascio - Giuseppe Terragni)

Embora o corte laser sirva para fazer essa parte da maquete também, acredito que seja controverso, pois muitas pessoas chegam na empresa querendo fazer corte de pilares o que eu realmente acho ótimo do ponto de vista da liberdade plástica do projeto, porém nem sempre as pessoas escolhem os materiais adequados para isso, exemplo: fazer pilares de papel para sustentar maquetes é um pouco arriscado dependendo do tamanho, contudo isso é assunto de um dos posts programados para o blog - “Desenho X Resistência de materiais”. É inevitável negar que com o recurso de corte laser e com imaginação consegue obter resultados bem diferenciados. Esse exemplo de maquete estrutural pode parecer simples, mas para quem monta maquetes ou objetos pequenos e complexos, precisam de exatidão, principalmente, pelo volume de peças que são consideráveis. Portanto, esse serviço é de extrema importância e serve para quem tem entregas regulares sendo alunos de arquitetura ou não. Se alunos, sabem bem do que estou falando. Este projeto citado pode levar uma semana dependendo do número de pavimentos e detalhamento. Já no corte CNC leva algumas horas ou nem uma hora completa dependendo da complexidade do desenho de corte.

É claro que isso é referente a Corte laser para maquetes, porém aqui na empresa já fizemos peças bem mais simples como chaveiros e peças para helicópteros, para perceberem que a versatilidade do corte laser é incrível e funciona.

Agora como nós fazemos uso de tudo isso que expus acima.

Calma gafanhoto!! Mestre Miague explica: .kkkkkkkk

Agora que chega a parte fácil: todas as lasers ou máquinas de corte computadorizadas utilizam um computador de leitura e interpretação numérica denominado CNC “Computer Numeric Control” ou em Português “Controle Numérico Computadorizado”. Esse aparelho consegue ler eixos cartesianos e esses eixos podemos chama-los de desenhos vetoriais. Esses tipos de desenhos conseguem carregar as informações das coordenadas.

Porque e importante saber disso? Quando você pesquisar na internet como desenhar para corte laser ou para CNC é bem difícil você encontrar alguma coisa de relevância que te ajude, mas se você procurar por desenhos vetorizados ou até mesmo como fazê-los o conteúdo será muito mais vasto. Agora vocês me perguntam: Qual é o programa eu uso para fazer desenhos vetorizados para o corte laser? É simples Auto CAD é um deles. Na realidade eu um dos mais conhecidos no mundo da arquitetura, lógico que não e só desenhar no Auto CAD e mandar imprimir como se faz com uma planta, pois assim como no Auto CAD e qualquer outro programa como Corel Draw e Illustrator, o desenho deve seguir certos critérios que cada empresa exigirá. Em suma o principal é que o desenho já esteja no tamanho real que se deseja a peça acabada. Se fossemos fazer o exemplo acima das lajes, vigas e pilares o desenho deveria estar no tamanho real da maquete e não no tamanho real do desenho, pois quando desenhamos no Auto CAD geralmente desenhamos em metros e com isso as dimensões utilizadas são enormes para uma máquina de corte laser. Ninguém faz maquete 1/1 não é mesmo? A escala conferida é muito importante.

Aqui na ARTE FAST quando nos solicitados o arquivo modelo de como devem ser enviados os desenhos para máquina corte laser, estes devem ser em DWG que já possui os métodos de escalonamento no Model do CAD, assim como as cores certas de corte e o tamanho real das folhas dos materiais disponibilizados.



@artefast





Comments


bottom of page